A Netflix sabe que episódio o "prendeu" a uma série
Sabe o momento exato em que se deixou viciar por Foi assim Que Aconteceu? Ou em que se tornou incapaz de viver sem Breaking Bad ou The Walking Dead? A Netflix ajuda-o a descobrir. O mais famoso serviço de televisão por internet acaba de divulgar os resultados de um estudo sobre 25 séries de TV, realizado em 16 países, e que lhe permitiu determinar o episódio específico em que a maioria dos seus subscritores ficaram agarrados à história, ao ponto de verem a primeira temporada de uma só vez.
Curiosamente, nenhuma das séries analisadas conseguiu "prender" os espectadores logo no episódio de estreia. "Tendo em conta a preciosidade dos horários de prime time na televisão tradicional, o primeiro episódio de uma série é, indiscutivelmente, o ponto mais importante. No entanto, na nossa pesquisa sobre mais de 20 séries em 16 mercados diferentes descobrimos que nunca ninguém ficou viciado no primeiro episódio. Isto dá-nos confiança de que oferecer aos nossos membros todos os episódios de uma só vez está em alinhamento com a forma como surgem os fãs", explicou Ted Sarandos, diretor de conteúdos da Netflix.
De facto, duas das séries - Arrow e Foi assim Que Aconteceu - só atingiram o ponto alto no oitavo episódio. O chamado "episódio-gancho", explicou ainda o responsável, foi identificado no momento em que 70% dos espectadores decidiram não parar até completarem a primeira temporada.
Vamos a casos concretos. Breaking Bad, por exemplo, fidelizou o público logo no segundo episódio - aquele, para quem não se recorda, em que Jesse Pinkman (interpretado por Aaron Paul) dissolve em ácido corrosivo, numa banheira, um dos seus rivais traficantes de droga. Foi também no segundo episódio que séries como Scandal, Bates Motel, Sons of Anarchy, Suits e The Walking Dead deixaram o público rendido.
Já Orange Is the New Black, que os executivos da Netflix garantiram ser a sua série original mais vista, atingiu o auge no terceiro episódio. Dexter, Gossip Girl e House of Cards tiveram o mesmo timing, mostrando-se mais eficazes do que, por exemplo, Better Call Saul (quarto episódio), Pretty Little Liars (quarto), Daredevil (quinto), Mad Men (sexto), Era Uma Vez (sexto) ou The Blacklist (sexto).
Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.